Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mãe , eu estou bem


 

Reli todas as manifestações que ficam impressas no perfil de meus amigos do facebook. São manifestações de revolta, de dor, de solidariedade, algumas só demonstram a imensa tristeza. Em alguns, um silêncio apenas, mais preocupante ainda... Uma frase aparece constantemente:  Santa Maria nunca mais será a mesma. Vários  relatam como tiveram as primeiras notícias. Eu soube por um telefone de meu filho. Acordei com sua manifestação me dizendo exatamente isso: “ Mãe, eu estou bem”. Nem sequer eu sabia da tragédia e ele me ligou para dizer que nada havia acontecido com ele. Pensei então quantos pais gostariam de ter recebido este telefonema: uma verdadeira dádiva de Deus.

Entre as recentes manifestações, li a nota de minha reitora, onde noticia que, da nossa instituição, morreram dezesseis universitários matriculados e quinze recém-formados. Fiquei imaginando como será a formatura dessas turmas que promoveram o evento. Na verdade, haverá formatura?

O cartunista Marco Aurélio na Zero Hora dessa terça-feira desenhou o que chamou “Uma nova vida”. Aparece uma fila de universitários entrando na USP (Universidade de São Pedro). Ali estão sendo organizados por cursos. Alunos da Medicina, aulas com Zerbini; alunos da Arquitetura, aulas com Niemeyer; alunos de Pedagogia, com Gilberto Freire... Porém o que me chamou a atenção foi um integrante da fila, que avisa: “Mãe, eu estou bem”.

Acho que este deve ser nosso consolo, nosso “galho de salvação”. Eles partiram para outra vida, formam “transferidos de universidade”. Mães e pais: eles estão bem. Para isso temos que ter fé. Apenas fé...

Estranhamente, não sai da minha cabeça uma estrofe de uma de nossas músicas gaúchas. Apesar de ser uma música alegre, ela demonstra exatamente o que estou sentindo: “tá frio na minha cidade, a bem da verdade está frio demais...”

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário