Total de visualizações de página

domingo, 29 de março de 2009

Aniversário


Não sei se acontece com todas as pessoas, mas às vezes, à noite, desperto repentinamente com um pensamento na cabeça. É como se fosse uma idéia que estava adormecida e, de repente, surge com uma força intensa sacudindo e espantando o meu sono. Foi o que aconteceu à noite passada. Pensei que se minha vida se resumisse num único dia, agora eu estaria, mais ou menos, às cinco horas da tarde. Foi engraçado acordar com essa conclusão, então me dei conta que brevemente estarei completando 51 anos de idade. Realmente, a minha vida começa a entardecer. As horas mais gloriosas e radiantes vão se despedindo de mim. Porém se aproxima o horário em que sempre senti a vida mais intensamente e de forma mais feliz: o pôr-do-sol. Sempre gostei de andar na praia neste horário ou mesmo de caminhar na cidade no final do dia. É quando o céu muda de cor, as pessoas se apressam para retornar ao lar e ter um descanso merecido. É quando tudo e todos relaxam. As ondas do mar são mais longas e preguiçosas e parecem acarinhar a areia. Os pássaros buscam sua acomodação nas árvores, com grande alvoroço. Gosto de olhar as matizes de luzes que o sol provoca e a chegada da noite como um grande espetáculo. Lembro das tradicionais orações à Virgem Maria ao entardecer, e dos sinos das igrejas nas cidades do interior nesta hora. Isso me consola. Se minha vida está entrando no entardecer, e minhas rugas insistem em lembrar isso, estou entrando no meu momento preferido. Acho que a serenidade deste momento, os objetivos até aqui alcançados, a postura de contemplação para as realizações da geração que se segue, sem a responsabilidade da iniciativa, o gradual descomprometimento para as maiores responsabilidades, estão me fazendo saborear o sentido da realização pessoal. Espero que Deus não traga chuvas neste entardecer de minha vida. A tempestade apressa a chegada da noite e rouba todo o colorido esperado. Quero viver este momento especialmente em paz, junto ao companheiro que conviveu comigo todo o período do sol intenso, e que minha família seja parte deste cenário até o momento em que a luz desapareça completamente e eu seja levada para outro alvorecer, em outro cenário, para um novo recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário