Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Programa da Rede Globo mostra drama familiares nas Varas de Família


Programa Profissão Repórter, na Rede Globo, no dia 22 de junho mostrou a realidade dos litígios familiares. Vale a pena conferir nos endereços eletrônicos abaixo:
Os repórteres Eliane Scardovelli e Theo Ruprecht mostram a rotina de uma vara de família. Eles acompanham, por uma semana, as tentativas de reconciliação no Fórum de Goiânia.Gabriela Lian conta a história de Jonas, que procura a filha há quase quatro anos. A menina foi levada pela mãe numa visita e desapareceu.E a repórter Mariane Salerno registra o trabalho de quem procura reunir pais e filhos separados há muito tempo. Ela mostra o drama de Maria, que não vê os filhos desde que se separou do marido, há 31 anos.
Ainda sobre o tema no mesmo programa:
Como obter ajuda para reencontrar pais ou filhos desaparecidos
A investigadora Maria Campos, de Campo Grande (MS), é voluntária na busca por parentes desaparecidos e já reaproximou mais de 100 familiares (por Raphael Prado São Paulo). Nascido na década de 80 nos Estados Unidos, o termo "Síndrome da Alienação Parental" refere-se à tentativa de um dos pais de romper os laços afetivos de seus filhos com o outro genitor. Geralmente, ela se dá através de pressão psicológica através de mentiras e, em alguns casos, chega a inventar a morte do pai ou da mãe para que a criança jamais se interesse por procurá-la.Embora esteja mais regulamentada entre os norte-americanos, no Brasil a alienação parental ainda encontra resistência em alguns tribunais - sobretudo pela dificuldade de fornecer provas de que ela esteja acontecendo. Dados da American Bar Association estimam que 80% de filhos de pais divorciados sofreram algum tipo de alienação parental.
"Muitos pais roubam as crianças, vão embora, somem, desaparecem, e aí perdem o contato com a mãe", conta a policial Maria Campos, que faz um trabalho voluntário em Campo Grande (MS), usando a estrutura da Polícia Civil, para tentar reaproximar familiares separados nessas circunstâncias. Ela foi mostrada no programa "Guerra Pelos Filhos", exibido em 22 de junho de 2010. Campos conta que os filhos, quando ganham independência, passar a procurar os parentes: "Depois, quando eles são donos de si, começam as buscas para tentar localizar suas origens".Em 10 anos de trabalho na capital sul-matogrossense, a policial já ajudou a reaproximar mais de 1000 famílias. Ela autorizou que divulgássemos o e-mail utilizado por ela, para ajudar na busca por informações de parentes desaparecidos: mariacampospc@hotmail.com.
Outra equipe com o mesmo objetivo de reaproximar os familiares é a do Projeto Reencontro, da Fundação Leão XIII, do Rio de Janeiro. Eles fazem uma busca no país com ajuda das Secretarias de Assistência Social dos outros Estados. O telefone para contato no projeto é (21) 2332-6413 ou 2332-6374.

http://g1.globo.com/videos/profissao-reporter/v/guerra-pelos-filhos-parte-1/1287548/#/programas/20100622/page/1 ; http://g1.globo.com/videos/profissao-reporter/v/guerra-pelos-filhos-parte2/1287537/#/programas/20100622/page/1;
http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2010/06/como-obter-ajuda-para-reencontrar-pais-ou-filhos-desaparecidos.html/

Nenhum comentário:

Postar um comentário