Total de visualizações de página

sábado, 30 de junho de 2012

O velho livro de meu pai

Entre alguns objetos herdados do meu pai está um velho livro de capa azul, sujo e comido por traças. Nunca nos desfizemos dele, porque foi achado no seu interior fotos do meu avô; um papel assinado pelo minha mãe, falecida muito anos antes; uma flor seca; alguns documentos... Os livros expressam uma vida e a personalidade de seus donos. Se eles estão rabiscados ou muito manuseados, essa vida fica marcada no seu interior.
Não havia me interessado em ler o conteúdo dessa obra até poucos dias atrás. Seu título é “A chave da felicidade e a saúde mental”. É uma tradução do castelhano, e tem por autor Marcelo J. Fayard, que é identificado na apresentação como psicólogo e filósofo. Não encontrei a data de sua edição, mas, desde pequena, lembro-me de ver este livro nas coisas de meu pai. Na verdade eram duas obras literárias que ele sempre manuseava: este, e um de Medicina no lar. Meu pai não tinha estudos, acho que nem completou o antigo primário e, com exceção de jornais e da Bíblia, não sei se exercitou  outras leituras.
Descobri nas páginas desse livro várias mensagens de autoajuda em forma de histórias reais e lendárias. Seus ensinamentos são por valores morais e espirituais, e o autor explica na introdução que o seu objetivo é apresentar o quadro da felicidade completa, indicando como único método para alcançá-la a evolução espiritual de cada um. Uma frase sintetiza seu pensamento: a felicidade depende de nós, de nossas lembranças e dos hábitos de pensar que hajamos adquirido... O livro não prega uma religião específica, mas sim, a valorização da espiritualidade e do humanismo.
Na simplicidade das palavras do autor (ainda um desconhecido para mim), visualizei a filosofia de vida de meu pai, expressada em suas atitudes diárias, em especial na valorização da família, não só no grupo nuclear, mas na família extensa, através da enorme afetividade e respeitos pelos seus pais, irmãos e sobrinhos. Sua honestidade e retidão de caráter, além do grande senso de responsabilidade, também são exemplos vivos dos valores defendidos na obra.
Compreendi o valor de uma leitura sadia e inteligente, e a enorme influência que ela pode produzir nos ideais e na postura de uma pessoa. Eis o desejo do autor expressado no seu prólogo: Pretendêramos esboçar a centelha filosófica da vida que, em nossa experiência pessoal e na de muitos outros demonstrou a sua eficácia como a mais condizente com a satisfação verdadeira...o que com o coração conseguimos no decurso dos anos, com ele oferecemos; se nossa oferta chegar ao coração de alguns leitores e os induzir a por em prática e repartir com os outros o segredo da felicidade verdadeira, haveremos conseguido colimar a aspiração que nos susteve na elaboração deste trabalho. Posso afirmar, mais de cinquenta anos depois, que ele teve sucesso. No coração de um homem simples e rude, suas palavras encontraram guarida. E oportunizaram, nos dias atuais, meu reencontro com uma das pessoas que mais amei na vida: meu pai.

9 comentários:

  1. Que coincidēncia! Hoje encontrei esse livro entre os livros do meu pai, falecido há muitos anos. Também procurei a data da edição e nao achei. Pela foto, é a mesma edição. Procurei na Internet e vi que tem varios usados para vender e achei esse blog com a foto. Dei uma olhada no livro e concordo com seus comentários. Vou lê-lo. Abraços. Mello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro mudou a minha maneira de ver a vida, chegou às minhas mãos por um amigo na ocasião em que perdi meu pai, em 1983.

      Excluir
    2. Consegui adquirir e me foi roubado, ganhei novamente de presente da minha irmã.

      Excluir
  2. Eu encontrei esse livro em um brechó esses dias.
    Parece muito bom.
    Me parece também que ele faz parte de uma coleção, mas não diz nada a respeito.
    O meu tem a capa vermelha.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber mais detales sobri este livro porque eu tinha um identico a esse pois enprestei para uma pessoa a mais de 20 anos seique duas. Semanas depoi a pessoa se mudou. E nunca. Mais a vi é. Muito importante. Pra mim. Pois tem um valor. Sentimental porque era do meu. Pae ele. Me. Deu antes de falecer de uma. Doença generalizada se for ele. Mesmo. Eu gostaria de conversa com quem estever com. Esta joia rara que é este livro por favor entre em conta. Comigo 31 989821569

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei de achar este livro de capa vermelho em um lixo. Logo o tonei e já o estou lendo.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei esse livro na casa da minha avó que faleceu em 2022 com várias anotações. Vale a pena a leitura! Muito atual

    ResponderExcluir