Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Volte a ser criança


Remexendo em antigos cadernos, encontrei este texto de autoria de Wayne Dyer, retirado de uma edição da década de 80, na revista Seleções. Vale a pena ler e refletir:

“As pessoas me dizem sempre: Você não cresce nunca! Continua o mesmo menininho? Por que não age de acordo com a sua idade? Enquanto me disserem que sou infantil, tudo bem. Gosto de ser criança. Para mim as crianças são como água fresca de moringa. Mais ainda, as pessoas que tenho ajudado a tornarem-se mais acriançadas parecem sentir-se melhor com elas mesmas e com suas vidas.Você é capaz de estar pensando como é que a gente pode voltar a ser criança e continuar a ser um adulto responsável? Um retorno voluntário à infância não significa que você tenha que desistir de ser adulto. Significa só que deve relaxar um pouco, tirar sua máscara de adulto, recordar a forma espontânea que você costumava apreciar o mundo, tudo e todos, com aquele olhar maravilhado.Segundo certa mitologia, existe na Terra uma fonte mágica cujas águas têm a propriedade de restaurar a juventude perdida. Eis cinco caminhos que vão dar nesta fonte:
Riso - A criança que existe em você adora rir. Às vezes as crianças riem por nada, por pura alegria. Se você estiver rindo pouco, tente levar-se um pouco menos a sério. Recorde experiências de sua infância que na altura lhe pareceram tristes, mas que agora merecem um boa risada...e excomungue-as rindo. Quando voltar a acontecer qualquer coisa que o ponha mal-humorado, pergunte a si mesmo: Será que vou poder rir disto mais tarde? Se assim for, por que não rir agora mesmo?
Fantasia - As crianças adoram sonhar, usar a imaginação. O mesmo aconteceria consigo se você deixasse, Aquele mundo da infância, rico em fantasia, não era apenas divertido, era também um dos aspectos mais saudáveis de sua vida. Quanto mais foram encorajadas essas tendências, tanto mais criativo você é hoje. Como adultos também podemos nos dar luxo de fantasiar, pelo bem de nossa saúde mental. Faça uma lista das 20 coisas que há muito sonha fazer, por mais absurdas que sejam. Risque, agora, as fantasias que lhe parecer impossível. Deve ficar pelo menos um sonho que você pode realizar hoje mesmo. Faça-o, depois comece a planejar o segundo mais viável. Gradualmente você irá transformando em realidade muitas de suas fantasias infantis, e a maioria acabarão por constituir proezas bem sólidas.
Espontaneidade - A criança que existe em você morre por ser impulsiva e aventureira. A espontaneidade é, porém, uma das coisas que os adultos mais facialmente reprimem neles próprios...e em seus filhos, incutindo-lhes o medo pelo desconhecido. Se você tem uma vida plenamente planificada, com todos os objetivos pré-determinados, obcecado pela organização, você esqueceu o que é ser criança. Na próxima vez que um amigo lhe fizer um convite, antes de dizer não posso, pergunte a você mesmo se não vale a pena experimentar a mudança. De ouvidos à criança extraviada dentro de você.
Aceitação - Quando o bebê entra no mundo, não pode saber se tudo aquilo podia ou devia ser diferente do que é. Ao crescer, a criança vai aprendendo a controlar certas coisas e convenções. Aqui que começam a surgir os problemas. O jovem adulto se é inflexível quanto ao modo como as coisas deviam ser, costuma ficar bravo com o mundo por ele não corresponder às suas expectativas e exigências.
Confiança - Quando tiver oportunidade, observe duas crianças se encontrando pela primeira vez. Começam timidamente, até se interessarem uma pela a outra, mas, se esse interesse for suficientemente forte, não tardarão a serem amigas. Por quê? Porque confiam uma na outra. Se você costuma reagir friamente quando conhece alguém, isso talvez signifique que seus instintos infantis, naturalmente confiantes, foram corroídos pela desconfiança, o que pode ter origem numa falta de confiança em si próprio, dolorosa fonte de conflito interno. Para aprender a apreciar todas as pessoas que lhe são apresentadas, você vai ter de se deixar levar por você criança.
Essa semana faça o possível e o impossível para conhecer pelo menos uma pessoa que seja muito diferente de você. Confie em que você e ela hão de tirar o melhor proveito da situação. Não se esqueça de que também em seu interlocutor haverá uma criança, e essa criança não deixará certamente de pressentir sua sinceridade - desde que você se sinta à vontade consigo mesmo. Esses cinco caminhos o ajudarão a encontrar a criança que se perdeu dentro de você – essa criança que sabe como lidar de maneira mais eficiente e feliz com tudo e com todos que encontra, liberta de atitudes preestabelecidas. Permitindo-se recapturar essa essência da infância, você vai conseguir ficar em paz consigo mesmo e manter seu coração eternamente jovem.”

Um comentário:

  1. Mamãe... só tu mesmo pra achar tempo pra escrever e compartilhar coisas tao belas com os outros, fiquei engasgada e mal consegui ler alguns dos texts do blog. Ah!!!! Pode colocar fotos minhas tá, só as bonitas. Bjus Sua filha Renete

    ResponderExcluir