Total de visualizações de página

sábado, 20 de março de 2010

Impressões sobre o casamento


Gosto de ouvir meus jovens alunos (alguns não tão jovens assim...) sobre o que pensam sobre o casamento, assim que iniciamos o estudo desse instituto jurídico. Apesar das reclamações muitos se dispõe a refletir sobre o assunto. Aqui vão algumas observações coletadas de forma espontânea, ainda em sala de aula:
“ Casar é olhar no companheiro o futuro, mesmo que ele seja incerto. A vida a dois é um caminho a percorrer muito instrutivo, é um grande aprendizado.Só o tempo dirá se dará certo ou não. É uma bela aposta feita de sonhos e frustrações...”
“ Casamento para mim é de extrema importância porque fomos criados não para vivermos sozinhos, mas sim com um companheiro, alguém para crescer, dividir, auxiliar, fazer tudo em comum, ninguém é completo sozinho e casamento deve ser levado a sério, deveria ser para a vida toda...”
“ Casamento para mim é a união não apenas física (como muitos consideram), mas também espiritual entre duas pessoas, uma relação na qual Deus deve atuar, para que exista amor, respeito e carinho...”
“ A união estável, a meu ver, é um registro simplório de um ato tão grandioso e importante na vida de um casal. Abrange o básico do básico da vida em comum. Me parece pobre e triste...”
“ Considero de grande importância o casamento religioso, mais por tradição mesmo, por ter sido criada numa família preconceituosa em relação à união estável...”
“Casamento é desejo, sonho, afirmação social, prova de amor, garantia de direitos, tentativa de um futuro acompanhado, é aquilo que cada um busca...”
“O casamento é o meio de conviver com a pessoa que amamos...”
“ O Estado deve proteger em igualdade as diversas formas de entidades familiares, porém, eu como uma pessoa apegada ao tradicionalismo, acho que o casamento é a forma superior da união...”
“Esta forma de entidade familiar, tão tradicional, consolida uma relação entre duas pessoas, ou seja, traz segurança, não só jurídica, mas também social...”
“Julgo importante o casamento, pois os reflexos deste em uma família são nítidos. Desde a criação até a fase adulta, os filhos de uma família que cultua o casamento tem, geralmente, características de respeito aos familiares, aos dogmas de convivência em sociedade...”
“ Ainda hoje discute-se se o casamento é uma “felicidade”, busca incansável da palavra mágica “sim”, ou a eterna busca da realização financeira”
“Toda a sociedade tem grande necessidade de uma instituição familiar...o casamento tem importância no seu valor contratual, onde os direitos são mais garantidos...”
“ Apesar dos inúmeros problemas e litígios conhecidos, acredito que o casamento ainda é a melhor forma de se perpetuar o instituto da família...”
“O casamento não deixa de ser um contrato diante da lei, mas diante do ser humano representa a garantia de saber que esse é nosso lar, o lugar onde é a base do nosso dia a dia...”
“Acredito que com o novo regramento sobre a união estável, o casamento perdeu um pouco de sua importância, pois muitos mais direitos passou-se a ter, direitos estes muito próximos daqueles que tem um casamento devidamente oficializado...”
“ Um casamento assentado em valores e sentimentos sólidos, torna-se o esteio da criação dos filhos vindouros e, por conseguinte, de uma sociedade melhor...”
“ O casamento torna-se importante para o crescimento, amadurecimento das pessoas, com o intuito de se unirem, ajudarem-se e compartilharem momentos e experiências...”
“Atualmente, pelo jovens, em muitos casos é escolhida a união estável, talvez pela comodidade, talvez pelo medo da própria tradição da expressão...”
“Na minha opinião, o casamento é uma questão de tradição que perdura há séculos, tendo perdido seu sentido. Até porque, a burocracia já é tão grande para casar e para divorciar é pior ainda... E uma mulher pode muito bem criar um filho sozinha...”
“ A institucionalização do casamento, com a absorção de uma série de valores morais e religiosos, torna-o uma espécie de “direcionador” da forma da relação homem-mulher. Essa direção pauta pelos dogmas valorativos, em que molda um comportamento a ser seguido. Acho que o homem sempre carece de um “molde” de comportamento. E o casamento nos traz uma série de condutas que, na minha opinião, são salutar, como fidelidade, respeito e cooperação, entre outros valores...”
“ Acredito que o casamento é a forma pela qual pessoas formalizam a sua situação perante a justiça. Através dessa formalização se dá início a um projeto de vida, com um planejamento que tem uma grande importância no comportamento social de ambos na sociedade e na criação de seus filhos...”
“ O surgimento da união estável foi o primeiro passo para a flexibilização da idéia de casamento. Portanto, é questão de tempo para que se abra um leque de possibilidades e termine o casamento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário