Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de março de 2010

O prazer do recomeço



Mais um ano letivo se inicia. O meu 33º ano letivo como docente. Cada nova turma é um recomeço. O primeiro encontro é nervoso, curioso, cansativo, mas sempre gratificante. A atenção dos jovens, até então na maioria desconhecidos, traz uma alerta para a responsabilidade da docência. Sempre fica a dúvida: estão realmente me ouvindo? O que estão pensando? Como estão me julgando? Será que meu discurso não está enfadonho, ou confuso??? A primeira aula é um desafio, mas é muito bom ainda poder sentir essa ansiedade e nervosismo, mesmo sendo considerada "veterana" na função. Espero sinceramente que este ano letivo tenha um maior retorno por parte dos alunos sobre o nosso trabalho. Que seja um ano de trocas, de diálogo, de amizade e de sucesso. Conto com a participação de todos os meus alunos, em especial com a manifestação e a participação em debates através dessa página. Bom recomeço a todos.

2 comentários:

  1. Olá Profa. Bernadete, como vai?
    Estou no 10o período de direito da puc/mg. Estou escrevendo a minha monografia sobre o princípio da proporcionalidade no direito de família, mais especificamente no planejamento familiar. Encontrei aki no seu blog uma postagem com opiniões de alunos do 7º período e uma, especialmente, é o ponto central da minha monografia. Gostaria de criticar as leis que interferem diretamente no planejamento familiar, como a que institui o bolsa-família e o bolsa-escola, entre outras, voce possui algumas fontes bibliograficas do assunto?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação. Sugiro que leias sobre o princípio da intervenção mínima do Estado no Direito de família. Lembro do livro Princípios Norteadores do Direito de Família do Rodrigo da Cunha Pereira- Ed Del Rey.Bernadete

    ResponderExcluir