Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A conquista de duas mulheres


Uma conquista pessoal é do tamanho do esforço que se fez para consegui-la. Assim a conquista de um título acadêmico por uma mulher que acumula as funções de companheira, mãe e profissional, tem muito mais valor. Só ela sabe o quanto lhe custou tomar a decisão de assumir o desafio na busca da qualificação pretendida; só ela sabe o quanto foi difícil superar a vontade de estar com a família, na tranqüilidade do lar, quando chegou a hora de enfrentar a estrada para freqüentar o curso ; só ela sabe o esforço que teve de fazer ao buscar a concentração nas teorias que embasaram seu trabalho, tentando esquecer os problemas domésticos; só ela sabe o que teve de suportar ao tentar abafar o sentimento de remorso, por não estar presente em muitos momentos necessários junto a sua família. Por isso, mais do que um título acadêmico, essa mulher merece o título de vencedora. Venceu o desafio, venceu o preconceito, venceu as resistências externas e venceu, especialmente, a sua subjetividade de mulher, ao conseguir uma realização pessoal, com seu único e exclusivo esforço, pensando, talvez pela primeira vez, apenas em si. É uma vencedora. Parabéns Rosane (doutora em Direito) e Graziela (mestra em Psicologia), vocês são vencedoras!

2 comentários:

  1. Rosane Leal da Silva3 de outubro de 2009 às 13:35

    Querida Bernadete,
    choro de alegria por que, ao ouvir o lindo CD que preparaste para mim, com músicas cantadas por invejáveis mulheres e que denotam uma sensibilidade enorme, e ler tuas queridas e sinceras palavras, retomo, paulatinamente, a fé nas pessoas, fé esta que ficou tão fragilizada nos últimos tempos. Obrigada! Tua atenção e carinhos foram impagáveis!
    Abração, Rosane.

    ResponderExcluir
  2. Tia...a emoção tomou conta de mim!!!
    Obrigada, obrigada e obrigada! Só uma pessoa como tu, com tamanha sensibilidade poderia expressar de forma tao claro os sentimentos tão complexos vividos nesta etapa tao dificil. Mas as conquistas sao possiveis graças ao apoio e incentivo dos que nos cercam, seja através de um silencioso olhar, ou uma palavra de carinho!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir