Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dia Internacional do Idoso


No primeiro dia de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, mas afinal, quem é o idoso?Eu sou idosa? Para meus filhos e alunos, talvez...Meu filho, idoso? Para meus netos, talvez...Meus netos idosos? No futuro, com certeza serão. Enfim, todos somos ou seremos idosos, dependendo do ponto de referência.Para Jack Messy: Não existe um ser “pessoa idosa”. E é por isso que escrevo a expressão entre aspas. Deveria dizer entre parênteses, pois é aí que são colocados os velhos. A “pessoa idosa” não existe como uma entidade individual, é apenas um termo social que não tem realidade humana. O que não impede que a descrevam com seus usos e costumes, seu temperamento, seus defeitos. Tudo isso projeta, para os mais jovens, uma imagem de velhice bastante ameaçadora, incapaz de corresponder a um ideal atingível, como acontece em outras civilizações e em outras culturas. Os dados apontam para o crescimento da população com idade mais avançada Estima-se que, em quatro décadas, 10% da população mundial terão mais de 100 anos de idade.Não seria chegado o momento de termos um olhar diferente para a velhice? Afinal, ela será o futuro para todos aqueles que tiverem a sorte de chegar lá. O importante é ter a mentalidade de Nara Costa Rodrigues, 83 anos, que assim se expressou "existem três coisas importantes que o envelhecimento traz: tempo, que eu administro; liberdade para fazer o que eu quero; e experiência de vida, que é única."

Nenhum comentário:

Postar um comentário