Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A importância do casamento- Parte 2


No trabalho realizado em sala de aula sobre a importância do casamento, muitas foram as manifestações dos jovens acerca da necessidade do prévio conhecimento entre as partes e da estabilidade financeira antes do casamento. Poucas foram as manifestações contrárias ao casamento, mas sim no sentido de hoje ele é apenas uma das formas de se constituir família, e sua celebração ainda é realizada muito mais por uma questão cultural do que por necessidade do casal. Eis alguns depoimentos desfavoráveis ao casamento:
- a partir do momento em que a união estável garantiu os mesmos direitos e se revestiu com os mesmos conceitos do casamento tradicionalmente celebrado, deixou-se de dar tanta importância para o casamento formal, tratando-se este como mera formalidade.
- com o advento da união estável, o casamento passou a ser uma mera formalidade, pois as união estável tem as mesmas finalidades e os mesmos direitos.
- não acredito que seja o fato de realizar um casamento civil que vai me tornar uma pessoa feliz e melhor. ..o fato de eu ir na frente de um juiz e esperar que ele me torne uma pessoa “casada” não é garantia de uma melhor convivência e felicidade.
- nos dias atuais, considero o casamento uma instituição falida, pois tanto casar como separar é algo muito fácil...pelo modo como a sociedade vive, onde cada vez mais as pessoas são independentes e não estão dispostas a conviver com problemas alheios.
- o casamento tem mais razão de ser um contrato nos dias de hoje, do que uma prova de relacionamento.
- em pleno século XXI o casamento gera complicações para o futuro como divórcio e afins, já na união estável, não há burocracia...
- frente ao casamento, a evolução social tornou o instituto importante somente numa ótica contratual, para facilitar, no futuro, a partilha dos bens.
- não entendo que o casar seja algo importante, mas que ainda está “vivo” por uma série de fatores culturais e sentimentais;
- o casamento é um instituto em plena decadência, pois a mera formalidade não substituirá a união das pessoas ligadas pela afetividade;
- aquilo que se sente, que vem do coração, não necessita do casamento para atingir o seu ápice...o amor fica evidenciado no dia a dia, nos pequenos gestos de carinho e o casamento é só mais uma das tantas formas de demonstração de amor.
Aguardo comentários e posicionamentos sobre a questão. Participe

Um comentário:

  1. Na verdade a maior importância é dada ao casamento religioso, pela própria cerimônia,mas esta celebração não gera os efeitos civis, então é um mero acontecimento social que as pessoas buscam.

    ResponderExcluir